Certificação

Desde 05 de dezembro de 2018, o conhecimento prévio do idioma italiano por meio de um teste de proficiência passou a ser uma exigência do candidato que NÃO apresenta  em sua linhagem sanguínea nenhum parentesco com italianos, ou seja, aquele que busca a naturalização por meio de matrimônio ou por tempo de residência na Itália.
A regra, que faz  parte do Decreto Salvini, vale tanto para quem mora na Itália quanto para os que deram início à naturalização italiana no Brasil.
É necessário atingir, no mínimo, o nível B1 e o certificado que atesta  a  proficiência B1 deverá ser anexado junto às demais documentações logo no início do processo.
No Brasil, existem quatro entidades certificadoras presentes em cidades 21 cidades de 10 estados pertencentes ao sistema de certificação unificado. A provas presenciais acontecem duas vezes por ano, e custam em média R$ 400,00.
É aconselhável frequentar um curso preparatório para o Exame de Proficiência, pois além de ser uma prova dispendiosa economicamente, também é longa e cansativa, exigindo do candidato muita preparação e muito treino.
Se você pretender obter a naturalização e ainda não sabe italiano, não perca tempo,comece já. Clique na aba CORSI e inscreva-se em um dos cursos oferecidos pela IBRAVISS MI.
Quer entender mais sobre CERTIFICAÇÃO  ITALIANA?

Cidadania

Segundo a lei italiana, todos os descendentes de italianos têm direito à cidadania jure sanguinis (por descendência), que é transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos sem interrupção e sem limite de gerações .
O  reconhecimento da cidadania italiana pode ser feito pelos consulados italianos no Brasil ou diretamente  na Itália para descendentes de italianos que estabelecem residência no país.
Contudo, é  necessário  conhecer os caminhos legais para obter o reconhecimento  da  cidadania  italiana  de forma legal, correta e definitiva.
Independentemente de como você pretende reconhecer o seu direito à cidadania italiana,a Associazione IBRAVISSIMI disponibiliza algumas assessorias gratuitas para seus associados que mantém sua anuidade em dia.
Devido ao grande fluxo de mensagens, a IBRAVISSIMI prioriza o atendimento  de seus associados e não realiza atendimentos por telefone.
Caso você precise  de  ajuda no seu processo de reconhecimento de cidadania italiana preencha o formulário abaixo:

IBRAVISSIMI CNPJ: 01.991.821/0001-08

whatsapp-logo-1_edited.png