Chiacchiere Ravenna | ibravissimilondrina
top of page

Ravenna e seu mistério de luz e cor

“A arte em Florença, o sonho em Veneza, a glória em Roma. Em seu sulco de argila, a água pura da contemplação está em Ravenna” Andrè Frossard

As palavras do jornalista francês Andrè Frossard sintetizam a singularidade de sua experiência diante da profusão de luz e cor que emana dos antiguíssimos mosaicos de Ravena. Escondida na costa italiana do Adriático, não muito distante de Veneza, a pequena cidade aparentemente não atrai o visitante que por ela passa. É que seus tesouros e mistérios estão bem guardados dentro dos antigos edifícios de tijolos rústicos, memória gloriosa do tempo que a cidade foi capital do Império Romano. Em nenhum lugar do mundo encontramos tantos painéis de mosaico antigos de altíssima qualidade de execução e composição. Entrar nestes ambientes multicoloridos é uma experiência singular que nos catapulta além do tempo e do espaço para perceber pela mediação da luz e da cor, a presença do inefável e do invisível.

Frei Sidney Damasio Machado- frade capuchinho, completou 25 anos de vida religiosa em 2021. Doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma,com uma tese que aborda a linguagem simbólica nos escritos de São Franciscode Assis. É diplomado em Bens Culturais da Igreja pela mesma universidade,além de ter formação em Iconografia e Arqueologia Cristã. Atualmente é professor de teologia no Studium Theologicum de Curitiba,coordena uma pós graduação em espiritualidade franciscana, é professor convidado de alguns cursos de pós graduação,dentre eles o Master de Arte para o Culto do Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma,além de pregar retiros e cursos no Brasil e no exterior. Amante da arte e da música,dedicou os últimos 20 anos ao estudo de arte cristã,da linguagem simbólica e sua relação com a liturgia e a espiritualidade.

Investimento:

R$15,00 para associados

R$30,00 para não associados

Atenção: vagas limitadas.

Endereço:

Av. Ayrton Senna, 555, Londrina – Sicredi Dexis.

Seja você também um associado! Clique aqui ou fale conosco!

bottom of page