Buscar

São Francisco de Assis

Quem foi este grande personagem da história italiana?


Eremitério de Cárceres

História de São Francisco


Aproximadamente em 1182, nasceu um menino que logo seria conhecido como São Francisco de Assis. Cresceu com grandes ambições e trabalhou com seu pai vendendo tecidos.

Em torno dos 20 anos, encarou a guerra com seus próprios olhos. Viu a morte de amigos, crianças, homens e mulheres de sua cidade. Mas também, aprendeu a construir muros e erguer paredes, adquirindo habilidades manuais que serviriam como ajuda mais tarde, ao restaurar igrejas e capelas.


Recebeu um chamado de Deus no caminho de uma expedição à Puglia. Obediente, voltou para a cidade natal e se dedicou a uma vida mais humilde. Aos 25 anos, Francisco vendeu tudo o que tinha, levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Quando seu pai soube, foi busca-lo indignado. Mandou que ele voltasse para casa ou que renunciasse a sua herança. Francisco, então, renunciou seus bens e disse: "As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las". Em seguida retirou suas roupas e as entregou para o pai, dizendo: “Até agora tu tens sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”


Após sua conversão, viveu humildemente com traje extremamente simples. Conhecido por ser o santo que ama a natureza e os animais, Francisco dedicou sua vida para ajudar os enfermos e pobres. Realizou milagres e tocou os corações daqueles que fizeram parte de sua vida.

Ele morreu no dia 03 de outubro de 1226, com 44 anos, e em 1228 foi canonizado pela Igreja Católica.


A celebração deste santo acontece no dia 04 de outubro, e é celebrado com uma grande festa, afinal, São Francisco de Assis é o padroeiro da Itália.




São Francisco Peregrino


Em comemoração ao padroeiro da Itália, a I Bravissimi desenvolveu um curso totalmente on-line, que vai acontecer nos dias 29/09, 30/09 e 01 de outubro.



Monte Alverne

​“Assis e arredores, o berço do franciscanismo” (quarta, 29/09):

A cidade de Assis recebe peregrinos e turistas de todo mundo e encanta por sua arquitetura, sua história e a mística que a envolve.



“O Vale de Rieti e o amor universal” (quinta, 30/09):

Situado entre Roma e Assis, o Vale de Rieti abriga ainda hoje quatro conventos que remontam à momentos importantes da vida de Francisco.

“La Verna, novo Gólgota” (sexta, 01/10):

Francisco foi um homem intenso nas relações e com uma imensa capacidade de amor, que lhe causou não pouco sofrimento.. O Monte Alverne, presenciou o grande milagre da visão do Serafim crucificado, que imprimiu no corpo de Francisco as chagas da paixão de Cristo.



Todos os temas serão ministrados pelo frade franciscano, Sidney Damasio Machado, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O primeiro tema (28/09) será em italiano, os demais encontros, em língua portuguesa, não requerem a participação no primeiro tema para serem fruídos.



Investimento do curso:

R$ 80,00 para associados

R$ 160,00 não associados



Curso on-line: As aulas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas aos alunos.
Inscrições: www.ibravissimilondrina.org/sao-francisco-peregrino



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo