top of page

SEMANA DA MENTE ITALIANA

VANESSA ARAUJO além de professora de línguas estrangeiras há mais de 30 anos dos quais 22 dedicados à lingua italiana, autora de e-books sobre a língua italiana e produtora do curso online “Desvendando a pronúncia italiana” (clique para saber mais), criou o método APPRENDIMENTO LIBERO E INTERATTIVO DI ITALIANO (A.L.I.I.) após estudar e morar na Itália. 

 

Vanessa chegou em Milao no ano de 1997 para estudar. Como uma brasileira recém-chegada na Itália, depois de um longo tempo estudando italiano em escolas de línguas no Brasil, ela conhecia inúmeras regras gramaticais, mas não a ajudavam nas situações do dia a dia. Os italianos emitiam sons que ela nunca havia escutado antes na sua vida mesmo após tempos infindáveis de estudo de italiano. Ela tentava escutar e juntar as palavras em frases com sentido. As conversas começavam e quando chegava o momento de responder, o cérebro entrava no modo “tradutor”...

WhatsApp Image 2023-02-04 at 09.48.07.jpeg

*inserir o texto*

*carregar*

*traduzir*

*falar*

Dali saía uma frase pronunciada de forma “macarrônica”, errada e que provocava caretas de incompreensão nos interlocutores.

TÃO TRISTE 😔

Vanessa não desistiu e transformou as bordoadas em uma missão; aprender italiano tornou-se uma obsessão para ela, pois era a única forma de conseguir conversar com naturalidade e desenvoltura. Depois de apenas um ano, ela falava italiano com perfeição, e as pessoas chegavam até mesmo a pensar que ela fosse uma italiana! 😊

É preciso aprender a “pensar” em italiano, ou seja, levar, paulatinamente, nossa mente a entender a língua e, depois, a formular frases. Isso significa “pensar” em uma outra língua. O segredo está em entender a fundo os mecanismos da língua entrando na lógica da “mente italiana” e imita todas as ações que conduzem à absorção da língua de modo natural através da interatividade.

bottom of page