DANTE ALIGHIERI
top of page
Buscar

DANTE ALIGHIERI

Grande Personagem da Literatura mundial do ano 2021


DANTE ALIGHIERI é o grande personagem da Literatura mundial do ano 2021. Para comemorar os 700 anos de sua morte, o prof. Rafael Sozzi estará conosco através do curso: Encontros Com Dante até o dia 31 de dezembro. Faça sua inscrição e participe do nosso grupo de estudos, jogos e interações.


 

Dante Alighieri


Este ano estamos celebrando justamente os 700 anos da morte de Dante Alighieri, que nasceu em 1265 e morreu em 1321.


Dante é o fundador da língua italiana. A diferença do português, do francês ou do espanhol - que são os idiomas falados pelos povos que deram origem às nações onde esses idiomas são falados - o italiano não é a língua de um povo que unificou uma nação e que deu a essa nação o seu idioma.


O italiano é a língua de um poeta. O italiano é o resultado da genialidade de um poeta que decidiu escrever numa língua - que tinha como base a língua falada em Florença em 1300 - mas que na verdade foi ampliada, modificada, aperfeiçoada. Hoje o italiano é a língua de uma nação, mas tornou-se língua da Itália porque os italianos decidiram adotar a língua que Dante havia inventado.




Além disso, Dante é também o pai da literatura italiana. Na sua obra, encontramos aspectos sociais, filosóficos, religiosos, políticos, artísticos, científicos da vida na Idade Média. Porém, mesmo sendo um autor medieval, Dante é extraordinariamente atual.


Estudar Dante torna-se extremamente atual, pois é um intelectual que critica severamente os valores, que podemos resumir como os valores da lógica do ganho e do acúmulo excessivo de capital por parte de poucos, que os séculos que se seguiram, viram expandir, até os dias de hoje.




DANTE ALIGHIERI é o grande personagem da Literatura mundial do ano 2021.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page