Vanessa Araújo

Graduada em Letras e Mestra em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e instrutora dos idiomas Italiano e Português para estrangeiros (PLE) do Laboratório de Línguas da UEL desde 2012. Leciona a língua italiana há mais de 20 anos.

IMG-20220110-WA0000.jpg

Rafael Sozzi

Graduado em Lettere - Língua e Cultura Italiana: Insegnamento dell’italiano a stranieri pela Università per Stranieri di Siena. É Mestre em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor de italiano desde 2001 e também presta serviços de tradução.

rafael.jpg
natalia gomes.jpg

Natália Gomes Garcia

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui certificado de aprimoramento da língua italiana pela Scuola Toscana - para estrangeiros - em Florença. Tradutora e intérprete particular (não juramentada).

natalia godoi.jpg

Natalia Gomes Godoi

​Doutora e mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com foco na pesquisa sobre literatura italiana. No início de 2020, participou de um curso de capacitação para professores de língua estrangeira na escola Campus Magnolie, na cidade de Castelraimondo, em Marche, Itália.

Luiz Fernando Figueiredo

Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE - Bauru/SP), e em Música pela Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru/SP). Professor de línguas estrangeiras desde 2006, atua também como tradutor e intérprete.

luiz fernando.jpg

Alessandra Santi

Santi é graduada em Letras Português-Italiano e mestre doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com experiência em ensino de língua italiana para crianças e para a terceira idade, há anos atua como professora de projetos na Unioeste e, desde 2020, trabalha com aulas particulares em ambiente digital.

alessandra.jpg

Juliano Santos

Juliano Santos é graduado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Italiana e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professor de Português para estrangeiros (PLE) e língua e cultura italiana desde 2018.

Denise Durante

Professora Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. É Mestre em Língua e Literatura Italiana (FFLCH-USP), onde também graduou-se em Letras com Habilitação em Língua Italiana. Atua como professora do curso de Letras junto à Universidade Paulista. Possui cidadania italiana e atua como professora de italiano junto à Società Italiana di Santos.

Sidney Machado

Professor Sidney Machado, doutor em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Gregoriana. Além de Especialização em Bens Culturais da Igreja, ele também possui formação em arqueologia e Iconografia cristã. Ambos os cursos realizados na Itália.

sidney.jpeg

Graziano Mazzocchini

Mestre em Filosofia pela Universidade de Bolonha. É doutorando em Filosofia Contemporânea na UFMG em Belo Horizonte, onde reside tendo adquirido a cidadania brasileira em 2018. Em 2020 pôde desfrutar de um período do seu doutorado na Universidade "Goethe" de Frankfurt, na Alemanha. Possui experiência como professor de língua e cultura italiana no Brasil tanto em escolas de ensino de idiomas quanto como professor particular, seja na introdução à língua, seja na preparação focada para testes de proficiência e para a prova oficial CELI.

Hylea Ferraz

É produtora cultural e musicista graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretora cultural da Associação Comercial e Industrial de Londrina, da Associação de Canto Lírico do Norte do Paraná e membro do Conselho Estadual de Cultura (PR) na área de Ópera. Fundadora da I Bravissimi, dirige as atividades e projetos culturais da Associazione. Em 2018, passou a coordenar os cursos de Cultura e Língua Italiana na I Bravissimi.

docenti_04_edited_edited.jpg