Quem Somos
top of page

Quem Somos !

A I Bravissimi, Associazione Culturale Italiana di Londrina, é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos com o propósito de divulgar a língua e a cultura italiana. As referências da associação sempre foram a música, o cinema, a literatura, a moda, o turismo, as artes visuais, a gastronomia e a religião, com a participação muito ativa de descendentes italianos e interessados no “Bel Paese”. A ideia de uma associação surgiu em 1992 a partir do evento “Capriccio Italiano”, recital promovido pelo Intermezzo Música de Câmara. Os concertos musicais do grupo e mais a frente a realização de missas celebradas em italiano, foram as sementes da I Bravíssimi. Nos primeiros anos, além do evento Capriccio italiano, as atividades da associação incluíam a Tavola di Poesia, a Festa di Santa Lucia, Exposições de fotos e documentos, e os encontros no Instituto da Família, criado pelo Padre Vitor Groppelli, que juntamente com a professora Tania Grandinetti e a musicista Hylea Ferraz, foram os idealizadores da I Bravissimi. As Missas em italiano surgem no ano de 1997, quando toma posse a primeira diretoria da entidade. No mesmo período, o prof. Carlos Braile, atuante na primeira diretoria, conduz, na Rádio Alvorada, um programa de músicas italianas denominado “Canzone per te”.

Cine Caffè. Evento Aglutinador

Outro evento de importância fundamental foi o Cine Caffè, um circuito de filmes italianos não comerciais, que durante 23 anos (1997/2020) aconteceu de modo presencial, trazendo aos associados um sentimento próximo ao de estar em uma sala de cinema na Itália e integrando associados e apreciadores da cultura italiana. Durante uma década o professor Sergio Sabioni nosso ex presidente, cuidou deste projeto. A Associação I Bravissimi também se tornou responsável pelo lançamento de livros de autoria dos associados, como também recebeu materiais da RAI (empresa de televisão e rádio estatal italiana) para as atividades culturais a serem realizadas em Londrina. Outra das iniciativas, com uma resposta significativa do público foi o Quattro Chiacchiere, que visava manter os associados em contato com a língua italiana, uma vez que eram encontros de conversação, sempre acompanhados por uma de nossas professoras Cristina Carloto e Camilla Veronesi. Parcerias com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e outras instituições de ensino, possibilitaram aos nosso associados diversas palestras, em italiano e em português, ofertadas também ao público em geral.

I Bravissimi 25 Anos

Por fim, 2020 foi um ano de importância fundamental para a I Bravissimi. Em 19 de março, interrompemos nossas atividades presenciais, devido a pandemia da Covid-19, para desenvolver uma Associação cultural 100% on-line. Assim, lançamos o projeto “I Bravissimi non si fermano” ou “Os bravos não param”, com uma programação de cursos on-line de arte, literatura, cultura, música e diversas outras atividades. Com esse projeto belíssimo, coordenado pela professora Vanessa Araujo, convidamos professores que moram na Itália para ministrar alguns cursos. Esse formato virtual, também possibilitou que alunos de todo o Brasil conhecessem a I Bravissimi. Lançamos nosso canal no Youtube com conteúdos sobre a cultura e língua italiana. Nele, passamos a veicular o Cine Caffè com filmes em italiano disponibilizados na plataforma. Lançamos também em 2020, em parceria com a rádio web Alma Londrina, nosso programa IBRAVISSIMICAST. A associação também busca parcerias e bolsas, que permitam ao associado estudar na Itália, aprimorando a língua no “bel paese”. A exposição histórica “OS BRAVISSIMI NA TERRA ROXA”, projeto patrocinado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), que registra a história dos italianos que ajudaram a construir a cidade de Londrina, em especial as mulheres, está sendo adaptado para o formato virtual e em breve será lançado. Chegamos em 2021, dando inicio as festividades dos nossos 25 anos, com um selo comemorativo e  muitas novidades.A Associação Cultural I Bravissimi é hoje reconhecida por órgãos e instituições públicas nacionais e italianas e principalmente pelos descendentes dos italianos do Norte do Paraná, pois os aproximamos da experiência vivida aqui por seus antepassados. Venha participar dos nossos  cursos e eventos e usufruir de toda a beleza da cultura italiana. Comemore conosco!

bottom of page