Buscar

Entenda como estudar na Itália

Atualizado: Out 28

Do Jardim de infância ao Pós-doutorado


Alguma vez você já teve a curiosidade de saber sobre como estudar na Itália? Seja por interesse pessoal ou até para entender o sistema do país… Bom, você já deve ter encontrado alguns conteúdos na internet, porém, neste artigo vamos explicar como funcionam as escolas italianas, começando dos primeiros anos até as especializações.


Jardim de Infância e Escola

Você sabia que a escola não é obrigatória até os seis anos de idade na Itália?

A alfabetização acontece de uma maneira mais rápida, de 6 a 8 meses. Além disso, devemos lembrar que o ano letivo começa em setembro e vai até junho. Por isso, caso você esteja pensando em fazer a matricula do seu filho fique atento às datas.



Scuola dell’infanzia

O Asilo Nido ou Scuola dell’infanzia é destinado às crianças de 0 a 5 anos de idade, sem muito mistério, é o famoso jardim de infância. Após esse período i bambini, com 6 anos, entram na Scuola primaria, fundamental I ou primário. Nessa fase, como dito anteriormente, é o momento em que a criança de fato se torna um estudante, é este o primeiro passo da vida acadêmica. Esse grau escolar dura 5 anos.

Matheus Sozzi

Para falar sobre a experiência da Scuola elementare convidamos Matheus Sozzi, de 7 anos. Matheus mora na Itália e tem fluência no italiano e português.





Scuola media

Ao completar 11 anos e terminar o primário, é necessário realizar uma prova que certifique seu conhecimento, e assim entrar na Scuola media. Mas antes de falar sobre o próximo grau escolar é importante estar ciente de algumas informações:


As escolas públicas são gratuitas, porem há uma taxa anual, em torno de 10 euros por ano e uma contribuição espontânea, que é quando os pais pagam o valor que julgarem interessante entregar à escola. Considerando que em algumas escolas os alunos estudam em período integral, as crianças almoçam na escola. As escolas públicas, que são do Estado Italiano, recebem a merenda da prefeitura, apesar disso, os pais devem contribuir conforme a renda da família.


A Scuola media dura 3 anos, e assim como os outros períodos escolares, ela prepara o aluno para entrar na Scuola superiore, o famoso ensino médio, aos 15 anos de idade, mas para isso o estudante deve realizar a prova de Esame di Stato di primo grado.



Scuola superiore

Por fim, a Scuola superiore tem a duração de 4 ou 5 anos. E é nesse período que o aluno pode começar a seguir a carreira que deseja. Diferente do Brasil, o Ensino Médio da Itália prepara o estudante para a área de seu interesse. Dessa forma, o aluno pode escolher entre istituti tecnici, licei e istituti professionali. E para finalizar essa etapa aos 19 anos e assim entrar na Universidade, o aluno precisa realizar o Esame di Stato, a chamada Maturità.


Indicamos também, o filme Notte prima degli esami, um filme italiano de comédia que fala justamente sobre essa fase escolar.



Universidade

Após o resultado do Esame di Stato, a Maturità, que comprova se o aluno está apto para sair do ensino médio, o estudante pode finalmente ingressar no Corsi di Laurea (graduação). No geral, os cursos não possuem um número limitado de vagas. Mas aqueles que têm, como medicina e outros ligados à área da saúde, aplicam um pequeno processo seletivo.


As provas, realizadas durante a graduação na Itália, são um pouco diferentes. Lá, os exames são de forma escrita e oral. A duração do Corsi di Laurea é de aproximadamente 3 anos. E é importante lembrar que quem não possui vinculo sanguíneo italiano deve comprovar, através do certificado B1, que domina o básico da língua italiana. A professora Vanessa Araújo desenvolveu um e-book gratuito “Certificação para B1” e o curso on-line "Italiano para cidadania".



Caso o aluno tenha interesse em fazer a famosa graduação sanduiche, quando metade do curso é feito na universidade matriz e a outra parte em uma universidade estrangeira, ele deve buscar informações na secretaria da sua faculdade. Algumas universidades italianas estão abertas a fazer essa parceria.


De acordo com o Ranking acadêmico das Universidades Mundiais de 2021, publicada pela QS World University Ranking, as melhores universidades italianas se encontram em Roma, Milão, Pisa, Bolonha, Padova e Turin.

  • Universidade Sapienza de Roma (Roma, Lazio, centro);

  • Universidade de Milão (Milão, Lombardia, norte);

  • Universidade de Pisa (Pisa, Toscana, centro)

  • Universidade Politécnica de Milão (Milão, Lombardia, norte);

  • Universidade de Bologna (Bolonha, Emília Romanha, norte);

  • Universidade de Pádua (Padova, Vêneto, norte);

  • Universidade de Turin (Turin, Piemonte, norte).



Mestrado

O segundo ciclo é composto pela “Laurea Magistrale”, nosso mestrado. Ela dura cerca de 2 anos.

Willi Ferrari

Para falar deste período, convidamos o professor Willi Ferrari, mestre em didática do Ensino de Italiano para Estrangeiros pela Università per Stranieri di Siena, Itália.





Doutorado

Por fim, para realizar o Dottorato di ricerca, que dura em torno de 3 anos, você precisa ter um diploma de mestrado (não serve diploma de pós-graduação e nem de especialização). Para se candidatar ao processo, é necessário montar o seu projeto de pesquisa.




Convidamos, Marcia Kaiser, doutora em música com ênfase em musicologia, que foi bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Marcia Kaiser

Realizou seu estágio do doutorado no Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali em Cremona, na Itália, pertencente à Università degli Studi di Pavia, sob a co-orientação da Professoressa Angela Romagnoli.





Pós-doutorado

Caroline Calliari

Convidamos também a professora Caroline Calliari, graduada em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Ciência de Alimentos pela UEL, e Pós-doutora em extração verde e microencapsulamento de polifenóis pela Università Degli Studi di Genova – UNIGE, Gênova, Itália.





Se você tem interesse em estudar na Itália ou visitar o país, a I Bravissimi oferece cursos on-line de cultura e língua italianas.

> Curso regular on-line

> Curso regular presencial (Londrina-Pr)

> Italiano per Bambini

> Conversação Básica

> Conversação Avançada

> Italiano para cidadania





47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo